quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Avaliação da quarta aula

Boa noite!

Hoje a nossa aula foi bem agitada, com a criação do login de todas as alunas ao pbwork da disciplina. Considerei a tarefa relativamente simples. A professora, mais uma vez, foi muito acessível e auxiliou a todas as colegas com dificuldade.
Após logar, realizei a atividade de posicionamento sobre o relato enviado pela professora. O relato era sobre uma professora ensinando frações a uma turma de 4ª série, sem nenhuma contextualização ou tentativa de tornar o processo mais lúdico.
O texto relata uma postura profissional que não considero adequada.Os alunos de quarta série precisam muito de atividades lúdicas e não conseguem assimilar o conceito de fração de forma tão abstrata.
Trabalhei com quarta série por alguns anos. Meu método preferido de introduzir a ideia de fração era trazer um bolo ou uma pizza para fracionar e repartir entre os alunos. Após a degustação, eu explicava para eles como poderíamos expressar aquela ação em números. Operações com frações só depois de me certificar que todos apreenderam o conceito.

Até a próxima!




terça-feira, 26 de agosto de 2014

Minhas primeiras impressões sobre a disciplina de Educação a Distância

    O início da disciplina foi muito interessante. Fomos muito bem recebidas pela professora, que nos entregou pequenos textos graças a Deus sobre a tecnologia no cotidiano e as múltiplas possibilidades de aprendizagem que ela proporciona.
    No encontro seguinte, participamos de um debate muito interessante em um grupo no facebook. Cada aluna pôde expor as ideias mais relevantes sobre o texto lido. Foi uma aula muito dinâmica e muito divertida.
    A solicitação da professora para criar um blog foi algo tranquilo, visto que já tínhamos feito um blog da turma nas disciplinas de Informática na Educação I e II. Entretanto, considero que o maior desafio será atualizar o blog, visto que a nossa rotina como professoras e estudantes está nos enlouquecendo muito corrida neste ano.

    Mas, enfim, farei o melhor possível para aproveitar todas as oportunidades de adquirir conhecimento que a disciplina oferece. E este é um dos meus assuntos preferidos.

   Para finalizar, ofereço o link de um vídeo muito interessante que assisti no youtube e que trata do assunto de como inserir tecnologia na sala de aula.


https://www.youtube.com/watch?v=Q6UodxsfcCU


Até a próxima!



 

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Para começar...


Inicio este blog com a finalidade de registrar minhas aprendizagens e descobertas no campo da EAD.

Bem vindos!